Nossa

história

A empresa Transportes Rizzatti Ltda surgiu no ano de 1951 através da idéia de seus fundadores em dar mais uma opção aos usuários restinguenses nos seus deslocamentos intermunicipais que, na ocasião, eram restritos ao transporte ferroviário. Trata-se de uma organização que conserva, desde sua origem, a administração familiar. Seu ramo de atuação é o transporte coletivo de passageiros, exercendo a prestação de serviços com linhas municipais e intermunicipais, transporte escolar e excursões nacionais e internacionais, estas restritas ao turismo.

Com apenas um horário por dia ligando os municípios de Restinga Sêca e Santa Maria, através de uma estrada, em toda sua extensão, de chão batido, ônibus movido à gasolina com 25 lugares (bancos tipo de "igreja"), motorista usando quepe como componente de seu uniforme, as ações da empresa se iniciaram. Um aspecto curioso destes anos iniciais, que merece destaque, era a utilização dos "barrancos da estrada" como mecanismo auxiliar, em caso de eventuais falhas do sistema de freios. Estas histórias ainda hoje são contadas por um dos fundadores que, entre risos, lágrimas e brincadeiras, dispõe-se a rememorar as dificuldades daquele período.

Após a consolidação da linha Restinga Sêca - Santa Maria, via São Miguel, no final da década de 60, iniciou-se a linha municipal Restinga Sêca - Três Vendas, utilizando-se, para execução destas duas linhas, três ônibus e os serviços de três colaboradores.

As transformações promovidas pelo mercado e a necessidade de sobrevivência neste mesmo mercado determinaram que, no final da década de 70, ocorresse a transformação da firma individual em uma empresa limitada, com a composição societária advinda da família.

Na década de 80, houve a aquisição de mais duas linhas: uma intermunicipal (Restinga Sêca - Santa Maria, via Arroio do Só) e outra municipal (Restinga Sêca - Vila Jacuí).

O crescimento da empresa foi uma consequência do trabalho desenvolvido pelos sócios com a efetiva participação do grupo de colaboradores e assim, na década de 90, deu-se a entrada no segmento do turismo, através da locação de ônibus e a promoção de viagens. Foi o momento de conhecer mais detalhadamente o Rio Grande do Sul, o Brasil e os países do MERCOSUL, realizando-se viagens para as mais diversas finalidades: turísticas, jogos, eventos, negócios e estudos. Neste segmento, adotou-se a utilização de veículos que acompanharam as necessidades dos clientes, equipados com toalete, frigobar, aparelhos de televisão, DVD, ar condicionado, suspensão a ar e poltronas leito.

Os roteiros em que a empresa atua podem ser acessados aqui. Os quadros apresentados são divididos por linhas realizadas pela empresa, apresentando o horário, a modalidade e a frequência das linhas e dos trajetos realizados, bem como representando a atuação da empresa em sua totalidade e que contempla linhas municipais, intermunicipais e transporte escolar. Tem-se, a partir desses quadros, uma idéia básica da quantidade de horários realizados em cada período, bem como a quilometragem percorrida e a quantidade de veículos e mão-de-obra necessários para a prestação de serviços, que obedece às regras de órgãos que regulamentam e fiscalizam a atividade da empresa.

A estrutura familiar resiste ao tempo e às dificuldades impostas pelos mais diversos fatores, adequando-se às novas tecnologias e às mudanças que o mercado exige, engajada no compromisso de prestar um serviço com a maior qualidade e eficiência que contemplam a razão maior da existência desta empresa: os usuários.

VOCÊ AINDA TEM ALGUMA DÚVIDA SOBRE NOSSOS SERVIÇOS?

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Serviço